728x90 AdSpace

  • Novidades

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores do Google+

    Total de visualizações

    Compartilhamento Social

    Sobre Nós

    TEC 815 é uma revista digital online feita para pessoas de bom gosto, abordando conteúdos de interesse para homens e mulheres. Possui um formato dinâmico e interessante sendo hoje um diferencial na internet.

    + Populares

    Postagens Populares

    7 de dezembro de 2013

    Como funciona a energia nuclear?

    A energia nuclear está cada vez mais presente em nosso dia a dia. A energia elétrica, por exemplo, que passa pelos cômodos de nossa casa, grande parte é provida da energia nuclear. Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, da sigla em inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo é gerada através de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento, como China e Índia, por exemplo.

    Mas, o que é energia nuclear? É a energia liberada durante a fissão (separação) do núcleo dos átomos, que são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Este núcleo, por sua vez, se divide em duas ou mais partículas, e a quantidade de energia liberada durante este processo nuclear superam, muitas vezes, as que se podem obter mediante processos químicos, que só utilizam as regiões extremas do átomo. O processo baseia-se no princípio de que nas reações nucleares ocorre uma transformação da massa em energia.

    Sabe-se, porém, que há outra maneira de se obter energia, a fusão. Esta consiste na união de ao menos dois átomos produzindo um novo núcleo. No entanto, a energia nuclear obtida através da fissão possuem um vantagem em relação a outra pelo fato de não utilizar combustíveis fósseis, não laçar gazes tóxicos na atmosfera e não serem responsáveis pelo aumento do efeito estufa.

    Esta fonte energética é responsável por uma série de polêmicas referentes a destinação deste resíduos tóxicos que sobram nas reações químicas, a possibilidade de acidentes nas usinas produtoras, portanto, geram reprovação à utilização deste método para obtenção de eletricidade.

    Para termos mais conhecimento sobre, de fato, como funciona a energia nuclear, precisamos saber como se dá o seu processo completo de formação. Este processo é feito dentro das chamadas usinas nucleares, onde o vapor, oriundo do calor produzido pela fissão que aquece a água, gira a turbina com tanta pressão que aciona o gerador criando eletricidade.


    Porém, o mau uso deste recurso já causou catástrofes em diversas partes do mundo, como o terror nuclear em Hiroshima e Nagasaki, marcando a primeira e única vez que armas atômicas foram usadas deliberadamente contra seres humanos. Neste ataque morreram mais de 100 mil pessoas entre 6 e 9 de agosto de 1945 e outros milhares morreram nos anos conseguintes devido a complicações causadas pela radiação.

    Sabe-se que o Brasil, apesar de ter uma forte pressão á produção de energia elétrica de matrizes renováveis (eólica, solar e biomassa), possui a sexta maior reserva mundial de urânio, utilizado no processo de transformação da energia nuclear, colocando o país em uma boa condição de produtor de eletricidade. Vale ressaltar, ainda, que o Brasil faz parte de um tratado de não proliferação de armas nucleares e possui dispositivos constitucionais que resguardam a não fabricação de artefatos nucleares e sua circulação pelo território nacional.

    Enfim, se usada de forma consciente e não desenfreada, a energia nuclear é uma boa ferramenta de produção da eletricidade, além, é claro, das maneiras renováveis já citadas. Em relação à segurança, hoje já se possuem protocolos e regulamentações que objetivam controlar questões como eliminação de resíduos, radioatividade, etc. Contudo, devido às suas vantagens como exigência de pequenas áreas para construção da usina, não contribuição para o efeito estufa, grande disponibilidade de combustível, entre outros, são fatores que, levados em consideração, viabilizam a utilização deste processo para obtenção da eletricidade.
    Smiley face

    VALDERI FERREIRA

    Valderi é um programador e desenvolvedor com uma paixão por curiosidades e sites de conteúdo.

    Site: TEC 815 | Curisidades e Tecnologia

    • Disqus Comentarios
    • Inscreva-se no blog
    Item Reviewed: Como funciona a energia nuclear? Rating: 5 Reviewed By: VALDERI FERREIRA

    Digite seu e-mail para se inscrever neste blog e receber notificações por e-mail.

    Delivered by FeedBurner

    Scroll to Top