728x90 AdSpace

  • Novidades

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores do Google+

    Total de visualizações

    Compartilhamento Social

    Sobre Nós

    TEC 815 é uma revista digital online feita para pessoas de bom gosto, abordando conteúdos de interesse para homens e mulheres. Possui um formato dinâmico e interessante sendo hoje um diferencial na internet.

    + Populares

    Postagens Populares

    7 de dezembro de 2013

    Como funciona a lavagem a seco?

    Lavar roupa, uma atividade cotidiana na vida das donas de casa, vem, com o passar das décadas, evoluindo seu modo de procedimento a fim de facilitar esta tarefa exaustiva e que necessita de muito tempo disponível. Com o surgimento de novas tecnologias, foram surgindo, cada vez mais, conveniências e praticidades, evoluindo da lavagem convencional, ás máquinas automatizadas e, agora, á lavagem a seco.

    A lavagem a seco surgiu por acaso no século XIV com Jolly Belin, que começou a usar o combustível utilizado nas lamparinas (o canfeno) para lavar roupas desgastadas. Ao observar que a toalha de sua mesa ficou mais limpa após a empregada derramar acidentalmente o líquido da lamparina, Jolly viu que este poderia ser um solvente eficaz para remover as manchas dos vestuários que chegavam à sua tinturaria. A partir daí, começou a utilizar o canfeno em suas lavagens e chegou a conclusão de que este poderia substituir a água e ainda não causava encolhimento, perda da cor ou enrugamento do tecido. Após lavadas, as roupas mantinham a mesma aparência, como se não estivessem passado pelo processo. Foi então que este método de lavar roupa ficou conhecido como lavagem a seco, somente pelo fato de não fazer uso da água, mas de outro líquido.

    Experimentos com solventes sintéticos foram sendo realizadas durante a década de 1920 e, no começo de 1930, as máquinas de lavagem a seco foram aperfeiçoadas para a limpeza com o uso de fluídos de hidrocarbonetos clorados não inflamáveis, os percloroetilenos. Hoje, com a implementação de várias técnicas modernas de lavagem, a escolha por esta passou a apresentar uma série de vantagens, como, por exemplo, maior sustentabilidade, devido a não utilização de água no processo; e uma precisão nos resultados, onde são utilizados produtos químicos formulados especificamente para a utilização em determinada superfície, o que proporciona resultados superiores à lavagem convencional.


    No entanto, houve certas controvérsias sobre o percloroetileno e os seus efeitos sob a saúde dos trabalhadores que tinham contado com o produto. Pesquisas revelaram que estas emissões de percloroetileno causavam efeitos tóxicos à saúde, tais como dores de cabeça, na pele, nos olhos, tonturas e irritação respiratória. Devido a isso, algumas lavanderias passaram a usar o CO2 como produto para lavagem.

    Processo de lavagem

    O processo de lavagem a seco, basicamente, é divido em três etapas:

    1. Na primeira, o solvente é usado para dissolver e dispersar a sujeira do tecido. As roupas são postas num tambor, em uma máquina, que então é fechada e enchida com a solução em diferentes proporções de solvente orgânico/detergente vindas do tanque básico. Esta proporção variará de acordo com o tipo de sujeira que se deseja remover e de acordo com o tipo de tecido que será lavado.

    2. Enquanto as roupas giram no cesto perfurado de lavagem a seco, há um fluxo constante do solvente de limpeza. O solvente sujo é bombeado continuamente através de um filtro e circula novamente limpo, ficando a sujeira presa no filtro. Cada máquina possui um nível de agitação determinado pelo projeto da lavadora ou do tambor de lavagem, pela velocidade da rotação e pela quantidade de solvente na máquina.

    3. Este solvente é capaz de remover tanto sujeiras solúveis, quanto insolúveis. O restante do produto, ou seja, o solvente contendo as sujeiras retiradas das roupas é removido através de um processo de destilação, possibilitando sua reutilização posterior.

    Contudo, a lavagem a seco pode ser mais eficiente e retornar mais resultados do que o modo de lavagem utilizado convencionalmente pelas donas de casa. Além de contribuir para a sustentabilidade, evitando que dezenas de litros de água sejam desperdiçados durante o processo de lavagem e o enxágue da roupa,  a lavagem a seco permite que não sejam afetados a qualidade e a aparência dos tecidos. Este método pode ser relativamente mais caro, porém há tecidos que só suportam este tipo de lavagem para que mantenham sua integridade e qualidade.
    Smiley face

    VALDERI FERREIRA

    Valderi é um programador e desenvolvedor com uma paixão por curiosidades e sites de conteúdo.

    Site: TEC 815 | Curisidades e Tecnologia

    • Disqus Comentarios
    • Inscreva-se no blog
    Item Reviewed: Como funciona a lavagem a seco? Rating: 5 Reviewed By: VALDERI FERREIRA

    Digite seu e-mail para se inscrever neste blog e receber notificações por e-mail.

    Delivered by FeedBurner

    Scroll to Top