Como funciona o Blogger?

Alguma vez já desejou fazer um blog, mas não conhecia muito bem sua plataforma de funcionamento? Possui duvidas sobre a que finalidade destinar seu blog? Saiba que o Blogger permite a criação e gerenciamento de blogs de forma simples e prática, e de uma forma totalmente gratuita.

Conhecido como Blogspot ou Google Blogs, o Blogger consiste em uma plataforma gratuita de criação de blogs. De pose da empresa Google desde 2003, permite, além da criação de diversos blogs de forma simples e rápida, o gerenciamento destes através do próprio site e através de uma conta Google. Em relação as alterações controladas, estas são realizadas diretamente em um XML, o que exige um pouco mais de trabalho do que o WordPress, por exemplo.

FUNCIONAMENTO DE ÁREAS DE ENFOQUE

A criação de blogs está cada vez mais frequente em praticamente todos os ramos da internet, tanto de cunho profissional ou pessoal, tendo alcances expressivos de milhares de pessoas por dia. Ao acessarmos a internet, podemos ver centenas de blogs destinados à marketing, curiosidades, notícias, beleza, estudo, enfim, inúmeras finalidades com boas variedades de informação. O sucesso da página, observado através da quantidade de acessos, irá depender do ramo a qual a mesma se direcionará, a sua divulgação e também a consistência e qualidade de suas postagens.


Grande parte dos blogs, pessoais ou não, seguem estilos de postagens, realizadas de forma cronológica e atualizadas frequentemente, independentemente de seu enfoque, como se fossem uma página de notícia ou jornal. Os conteúdos postados são infinitos, como diários, notícias, links, fotografias, piadas, enfim, o que a imaginação e criatividade do autor permitir. Usados também como forma de expressar opiniões, ideias e sentimentos, a maioria dos blog já abandonaram o formato utilizado antigamente, onde a maioria destes era utilizado como diários on-line pelo usuário. Ao invés disso, passou a auxiliar grupos de estudo, equipes de trabalho e de discussão em diversos ramos de atuação.


Para utilizar o Blogger é simples, pois ele já apresenta um formato pronto de página, disponível em sua biblioteca estilos, podendo o usuário também fornecer o seu formato básico para sua página ou site. Depois de transposta esta etapa, basta inserir conteúdo através dos botões de comando e atualizar a vontade seu blog. A partir daí, sempre que desejar postar notícias, imagens ou qualquer outra informação, é só acessar o Blogger, escrever a mensagem e publicar. Usuários com conhecimento mais avançado poderão utilizar um número maior de funcionalidades, como scripts, includes e ferramentas Java, por exemplo.

Vantagens do Blogger
  • Possui uma plataforma 100% grátis;
  • Simplicidade na hora de criar um blogger;
  • Dispensa preocupação com hospedagem;
  • Facilidade de aprendizagem e manuseio;
  • Possibilidade de inserir anúncios publicitários.

Desvantagens do Blogger
  • O blog nunca é totalmente seu;
  • Sempre alguém está de olho no que você está fazendo;
  • Suporte a templates. É só baixá-los e instalá-los;
  • Não há suporte para trackbacks e pingbacks;
  • Não existe a facilidade dos plugins por se tratar de uma plataforma em XHTML.


Contudo, a utilização de blogs pode se tornar uma boa maneira para quem está buscando por informações atualizadas e interessantes, ou até mesmo publicá-las na internet. A criação de uma página no Blogger, além de ser gratuita, possibilita desde simples a complexos estilos e formatos, tornando-se um método muito buscado para ganhos financeiros através de publicidades e prestação de serviços.
Share on Google Plus

About VALDERI FERREIRA