728x90 AdSpace

  • Novidades

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores do Google+

    Total de visualizações

    Compartilhamento Social

    Sobre Nós

    TEC 815 é uma revista digital online feita para pessoas de bom gosto, abordando conteúdos de interesse para homens e mulheres. Possui um formato dinâmico e interessante sendo hoje um diferencial na internet.

    + Populares

    Postagens Populares

    15 de dezembro de 2013

    O que é 3D?

    Certamente a maioria das pessoas já ao menos ouviu falar nesta palavra, porém, desconhece o que de fato é ou como funciona esta tecnologia. Devido a disseminação com imensa velocidade e alcance no mercado de televisões e demais aparelhos eletrônicos, olhar um filme em 3D, por exemplo, ficou facilmente acessível a toda a população. A tecnologia 3D esta cada vez mais sofisticada e em permanentes melhorias.

    A década de 50 ficou conhecida nos Estados Unidos por ser a inserção da televisão nos lares dos americanos e, consequentemente, seu distanciamento das salas de cinema. Com isso, necessitava-se de uma nova maneira de atrair estes telespectadores novamente para as telonas. Então, surge a ideia de Naturalvision que, através de uma imagem com um efeito de estereoscópio (tridimensional), e de óculos de cartolina com lentes de plástico azul e vermelho, permitia ao cérebro a unção destas duas cores, criando uma ilusão de efeito tridimensional. Esta técnica foi implantada pela primeira vez em 1922, e teve como primeiro filme transmitido ao público  ?The Power of  Love?. Porém, foi o filme ?Bwana Devil? (1952) que ficou conhecido com o grande precursor da época. A partir daí, vários outros começaram a ser produzidos deste formato.

    Nas décadas seguintes de seu lançamento, o 3D teve uma queda em sua produção, devido aos seus altos custos e cansaço visual. No entanto, nos anos de 80, a tecnologia chegou aos parques temáticos como os da Disneys, alavancando mais uma vez a sua comercialização. Já em 2000, o 3D digital deu nova vida a tecnologia e incentivou novas produções.


    A estereoscopia, por sua vez, foi a técnica usada inicialmente para a percepção da imagem tridimensional. Inventada em 1838 pelo físico e inventor britânico Sir Charles Wheatston, esta consiste na obtenção de duas imagens em pontos diferente, fenômeno natural que ocorre em muitos animais com dois pontos de visão, e também nos humanos, onde a presença dos dois olhos analisam as duas imagens da cena que são projetadas produzindo uma noção de profundidade espacial.

    Posterior ao estereoscópio, começou-se a fazer uso de uma nova maneira de separar as duas imagens estereográficas, o anaglifo, onde o par de imagens era desenhado utilizando duas cores, vermelho e azul, e para vê-las em 3D, era usado um par de óculos com filtros coloridos, uma lente de cada cor. Uma imagem reproduzida numa televisão 3D, por exemplo, é produzida de forma duplicada, localizadas em pontos diferentes da tela, o que ilude o cérebro e traz a sensação de profundidade ao observador.


    Os óculos, utilizados para visualização das telas, possuem dois tipo diferentes: os passivos e os ativos. Os óculos passivos possuem duas lentes diferentes, onde cada uma exerce um filtro diferente para dar a impressão de profundidade à imagem, normalmente encontra-se este tipo de óculos em cinemas, seu processo de ilusão é vantajoso pois este não distorce as cores das imagens.


    Já o óculos ativo, decide quando cada olho pode ver a imagem da tela, processo pelo qual o óculos sincroniza os sinais emitidos pela TV e, literalmente, desliga a visão de algum dos olhos enquanto o outro permanece recebendo as imagens, este processo é realizado tão rapidamente que é praticamente imperceptível, enganando novamente o cérebro em relação a profundidade das imagens.


    FUTURO 3D

    Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias, o 3D vem sendo cada vez mais sofisticado e eficaz em suas resoluções. Devido a esta evolução tecnológica, hoje já se dispõe de aparelhos onde não se faz necessário o uso de óculos para uma visualização em terceira dimensão. Esta façanha é possível devido a implementação da composição semelhante a dos óculos estar acoplada a tela do aparelho.

    A aceitação é tanta, que a disseminação da tecnologia 3D está bem perceptível atualmente. Já as empresa produtoras, por sua vez, devem estar atentas à essas mudanças repentinas de tecnologias e preferências dos consumidores, para que estes estejam sempre buscando novidades e lançamentos. O que se espera do mercado, portanto, é que aumente a proporção de aparelhos contendo esta tecnologia, e que esta esteja o mais precisa e acessível.
    Smiley face

    VALDERI FERREIRA

    Valderi é um programador e desenvolvedor com uma paixão por curiosidades e sites de conteúdo.

    Site: TEC 815 | Curisidades e Tecnologia

    • Disqus Comentarios
    • Inscreva-se no blog
    Item Reviewed: O que é 3D? Rating: 5 Reviewed By: VALDERI FERREIRA

    Digite seu e-mail para se inscrever neste blog e receber notificações por e-mail.

    Delivered by FeedBurner

    Scroll to Top