O que é GPS?

Por muito tempo a bússola foi bastante utilizada como meio de orientação para aventureiros. Ela era o principal instrumento usado pelas pessoas que percorriam lugares desconhecidos, seja em terra, no ar, ou mesmo no mar. No entanto, com a chegada da tecnologia, este método tornou-se obsoleto. Surgiu então, o GPS.

O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), possui a função de localizar um indivíduo em qualquer situação. Trata-se de um elaborado sistema de satélites interligados a outros dispositivos que guia o usuário em qualquer parte do globo terrestre.

O GPS é um sistema de radionavegação que permite determinar a posição, velocidade e também o fuso horário dos seus utilizadores em terra, mar e ar durante 24 horas por dia. A localização pode ser encontrada sob quaisquer condições climáticas e em qualquer parte do mundo. Os satélites GPS podem ser utilizados por todos sem qualquer custo.


O sistema começou a ser usado no ano de 1995 pelo Departamento de Defesa Americano. Inicialmente, o uso era restrito a fins militares. Porém, no decorrer do tempo, o sistema passou a ser usado pela população em massa.

FUNCIONAMENTO DO GPS:

O funcionamento do GPS é teoricamente simples: Cada satélite do sistema GPS transmite sinais para equipamentos que estão na Terra. Com isso, os receptores GPS recebem passivamente os sinais dos satélites. Assim, o receptor irá calcular a sua posição através de um processo denominado trilateração.

Neste processo, os satélites que estão mais próximos ao receptor ficam enviando constantemente sinais de rádio, contendo a posição atual do satélite bem como o horário que aquele pulso foi emitido. Através do cruzamento das informações, tem-se a posição exata do receptor.

USO DO GPS

O GPS é muito importante em diversas situações, como por exemplo, em viagens em alto-mar, expedições em áreas remotas e na aviação em geral. Atualmente, a população está explorando o sistema para se localizar nas estradas e cidades, sem ter que apelar para a velha informação no caminho.
Share on Google Plus

About VALDERI FERREIRA