728x90 AdSpace

  • Novidades

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores do Google+

    Total de visualizações

    Compartilhamento Social

    Sobre Nós

    TEC 815 é uma revista digital online feita para pessoas de bom gosto, abordando conteúdos de interesse para homens e mulheres. Possui um formato dinâmico e interessante sendo hoje um diferencial na internet.

    + Populares

    Postagens Populares

    9 de dezembro de 2013

    O que é Software?

    Com certeza você já teve contado com inúmeros softwares em sua máquina, mas muitas vezes não se deu conta no que estes realmente consistem, não é mesmo? Em muitos casos chamados generalizadamente de programas, os softwares representam e abrangem uma gama maior de utilidades e tarefas além dos conhecidos programas como editores de texto e planilhas eletrônicas, por exemplo. Iremos conhecer, portanto, quais são os tipos de softwares e qual a sua relação com os hardwares da máquina.

    O termo Software foi utilizado pela primeira vez em 1958, num artigo escrito pelo cientista americano John Wilder Tukey, sendo responsável, também, pela introdução do termo ?bit? como designação de ?dígito binário?. Qualquer computador, notebook ou tablet possui inúmeros softwares que representam a parte lógica da máquina, isto é, designam informações e configurações no que tangem ao modo de funcionamento dos diversos hardwares (partes físicas) de modo a proporcionar um melhor desempenho destes. A maneira de execução e de atuação dos softwares é realizada com base em agrupamentos de comandos que seguem linguagens de programação específica para cada ação e finalidade, tendo que trabalhar de forma extremamente sincronizada com a parte física do PC. Cada sequência de agrupamentos, por sua vez, são unidos e acabam por formar os complexos programas, onde suas informações são lidas pelo computador.


    TIPOS DE SOFTWARES

    Hoje em dia temos no mercado uma vasta quantia de softwares para distintas finalidades de execução, podendo ser utilizados para desde simples edições de texto até complexas ferramentas de programação de outros sistemas. A constante evolução dos sistemas operacionais, games e programas de edição e configuração, são exemplos de que estas linguagens de comando estão cada vez mais imersas e essenciais no cotidiano das pessoas, sendo, em muitos casos, imprescindíveis para o funcionamento de muitas organizações. Vejamos, portanto, alguns dos tipos mais conhecidos de software:

    • Software de Aplicativo: se não um dos mais conhecidos, consiste nos programas utilizados na máquina para ações específicas, como Word e Excel, poderosos softwares de criação e edição de textos e planilhas, respectivamente. Outro conhecido e utilizado programa desta tipologia são os Browsers, isto é, os navegadores utilizados para acesso à internet. Os videojogos, bases de dados e sistemas de automação industrial, cujas atividade são consideradas específicas, também se enquadram neste tipo;
    • Software de Sistema: tangem aos sistemas operacionais e programas utilitários. Os sistemas operacionais são essenciais ao computador pois são estes de designam o que a máquina irá executar, são eles Windows, Linux, entre outros; já os programas utilitários exercem atividades mais específicas do sistema, como limpeza e compactação de disco e cópias de segurança, por exemplo.
    • Software de Programação: este tem por finalidade a criação de outros programas através de séries de comandos, possibilitando a execução de novas tarefas e ações. Alguns exemplos deste tipo são aplicativos com sistema integrados, utilizados em contabilidade e administração, por exemplo, além de sistema de gestão empresarial.

    LICENÇA DE SOFTWARES

    Todo software é criado por um programador que, por sua vez, cria certas licenças, onde são impostas ações autorizadas ou proibidas para os usuários, tudo devido aos direitos autorais que o programador possui sobre o software. Grande parte dos programas, se não sua totalidade, possuem licenças de uso, algumas mais restringidas, onde se proíbem sua reprodução, e outras mais livres onde se dispõem de uma maior liberdade de uso. Os usuários aos quais são remetidas estas licenças, portanto, são considerados qualquer indivíduo ou entidade legal que irá fazer uso do software.


    As licenças representam, contudo, como uma garantia para o criador do programa ou software, possibilitando ao mesmo optar pela liberação ou não deste para redistribuição entre os demais. Ao adquirir certo software, o usuário, antes da instalação, será remetido a uma página contendo os termos de licença do produto, tanto como suas restrições e permissões, tendo que aceitá-las para dar sequência ao processo.
    Smiley face

    VALDERI FERREIRA

    Valderi é um programador e desenvolvedor com uma paixão por curiosidades e sites de conteúdo.

    Site: TEC 815 | Curisidades e Tecnologia

    • Disqus Comentarios
    • Inscreva-se no blog
    Item Reviewed: O que é Software? Rating: 5 Reviewed By: VALDERI FERREIRA

    Digite seu e-mail para se inscrever neste blog e receber notificações por e-mail.

    Delivered by FeedBurner

    Scroll to Top