O que é Wi-Fi?

Já se perguntou o que é a palavra Wi-Fi que você ve na placa de algum daqueles ônibus super modernos de excursões, ou então em restaurantes, lojas ou outros estabelecimentos onde se lê: Ambiente com Wi-Fi ou então Wi-Fi Zone? Primeiramente se subentende que naquele ambiente existe uma rede sem fio onde o cliente pode se conectar a internet. Mas, vamos entender mais sobre a palavra em si.

Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance (associação que promove e certifica os produtos da marca Wi-Fi), e é utilizada por produtos certificados da classe rede local sem fio (WLAN) do padrão IEE 802.11, por ser popular, a marca acabou se tornando sinônimo de internet sem fio, ao ponto de muitos chamarem uma rede wireless de Wi-Fi. O nome é uma brincadeira onde a palavra deriva de Hi-Fi (Hight Fidelity), uma qualificação para aparelhos de som com uma melhor qualidade da década de 1950.

Adesivo de loja avisando da existência de Wi-Fi interno

Para usar o serviço é preciso que o seu aparelho esteja ao alcance das ondas de rádio de um hotspot (ponto de acesso ou roteador), que recebe os sinais da internet e os emite a partir de uma pequena antena. O alcance de cada aparelho é variado, tendo tanto modelos de 100 metros, para ambientes internos, quanto de 300 metros, para ambientes externos. O limite de velocidade é designado de acordo com o padrão de transmissão de dados do aparelho, os mais atuais do mercado são o padrão 802.11g (2003) de 54mbps e 802.11n (2009) de 450mbps.

O Wi-Fi sem dúvida nenhuma é muito útil, imagine como seria ter que puxar cabos de internet para todos os lados? Com o sistema, você pode usar a internet tranquilo em seu tablet, smatphone, notebook ou em outros aparelhos que suportam uma conexão wireless, precisando somente de um roteador. Para quem não tem um aparelho wi-fi, recomendamos que compre logo, pois os aparelhos não são caros vendo de acordo com a sua praticidade e o conforto oferecido ao usuário.

Roteador wireless
Share on Google Plus

About VALDERI FERREIRA