Por que sentimos formigamento em partes do corpo?

Algum dia você já sentiu formigamento em partes do corpo, não? Você sabe por que isso ocorre e se é prejudicial a saúde? Estas são algumas dúvidas possuídas por grande parte das pessoas, pois, ao remeter o formigamento a falta de circulação sanguínea, estas pensam que um pequeno formigamento pode ser completamente perigoso.

Dormir em cima de um dos braços ou sentar sobre uma das pernas são exemplos de situações onde o indivíduo pode sentir esta desagradável sensação. É do conhecimento de todos que o nosso corpo está em constante irrigação, recebendo um grande fluxo sanguíneo por um sistema de micro vascularização presente nos nervos, o que possibilita que os neurônios possam transmitir os impulsos nervosos, fazendo com que possamos nos mover.  Ao pressionarmos os nervos, portanto, este fluxo é interrompido, o que faz com que os impulsos nervosos não sejam transmitidos, causando a tão conhecida dormência.

PODE SER PERIGOSO?

A maioria das pessoas acredita que este formigamento é causado pela falta de circulação sanguínea, porém, esta sensação é causada apenas pela dificuldade que os impulsos eletromecânicos encontram para chegar ao cérebro, por isso a precária capacidade de movimentação quando estamos com algum membro formigando. A solução para isto é simples, basta movimentá-lo devagar e massageá-lo para que esta conexão entre os nervos e o cérebro possa ser reestabelecida. Porém, existem casos em que o formigamento é crônico, ou seja, quando a sensação demora muito a passar ou não cessa, neste caso um médico deve ser consultado, pois corre o risco de se tratar de alguma doença neurológica, como derrame por exemplo.


Outra forma de formigamento, também de origem nervosa, é a sofrida por portadores de doenças na coluna, onde ocorre a compressão da raiz nervosa. Ao acontecer isto, o indivíduo pode sentir redução na sensibilidade em algum membro inferior ou nas mãos. Já o uso de torniquetes (elásticos usados para se retirar sangue) por exemplo, pode se tornar perigoso e, caso não realizado de forma correta ou este ficar muito tempo no membro do indivíduo, pode levá-lo a morte.

Contudo, o formigamento pode ser algo normal e corriqueiro, pois cada vez mais as pessoas ficam em uma mesma posição no seu ambiente de trabalho por muito tempo, o que torna esta uma das grandes causas desta sensação. Porém, deve-se manter cuidado em relação a ela caso esta não cesse ou demore muito para isso. Portanto, ao sentir um pequeno formigamento, ou adormecimento em alguma parte do seu corpo, não precisa ficar assustado, basta se movimentar vagarosamente que irá voltar ao normal.
Share on Google Plus

About VALDERI FERREIRA