728x90 AdSpace

  • Latest News

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores do Google+

    Total de visualizações

    Compartilhamento Social

    Sobre Nós

    TEC 815 é uma revista digital online feita para pessoas de bom gosto, abordando conteúdos de interesse para homens e mulheres. Possui um formato dinâmico e interessante sendo hoje um diferencial na internet.

    + Populares

    Postagens Populares

    26 de set de 2014

    Quais são as universidades mais antigas do mundo?

    Olá pessoal. Hoje começaremos uma série especial aqui no Tec 815 abordando as universidades. Teremos artigos especiais sobre as melhores, as mais antigas, artigos independentes com curiosidades e fatos sobre as mais famosas do mundo e muito mais. No artigo de hoje, começaremos, literalmente, do começo. Veremos quais são as 10 universidades mais antigas do mundo, mas primeiro vamos ilustrar como surgiram estes templos (não tão) modernos do saber.

    Apesar de as universidades serem amplamente conhecidas como uma invenção medieval europeia, elas foram criadas primeiramente no mundo árabe mais de 1000 anos antes da primeira universidade brasileira abrir as portas.

    Há ainda quem diga que as universidades surgiram bem antes, cerca de 380 anos antes de Cristo, com a 'Academia' criada por Platão no bosques de Academos, próximo a Atenas. Para o artigo de hoje pegaremos a ideia mais aceita, excluindo da nossa contagem o feito platônico.

    Nas primeiras universidades europeias estudava-se direito, medicina e teologia, nas árabes os cursos eram dedicados aos estudos da religião e das ciências naturais.

    Manuscrito medieval mostrando uma reunião de doutores na 
    Universidade de Paris, fundada em 1170.

    O ingresso nas primeiras universidades era feito somente por homens, e não só isso, por homens endinheirados e de uma boa 'linhagem'. Após o ingresso havia o estudo do trivium, que correspondia à primeira parte do curso e prendia-se às artes preparatórias da gramática, retórica e lógica ou dialética, e após, o Quadrivium, no final da educação superior, com aritmética, geometria, música e astronomia.

    Interessante pensar que quando a primeira universidade fora fundada há a mais de 1.110 anos, como veremos, nenhum homem havia cruzado o Atlântico, os países como conhecemos hoje não existiam, o sol ainda girava em torno da terra, o planeta era plano, monstros marinhos habitavam os oceanos, etc.

    Chocado? Eu também! Pois então, agora que já vimos o contexto em que as universidades foram criadas, veremos a lista das instituições mais antigas do mundo:

    1 - UNIVERSIDADE AL QUARAOUIYINE

    Fundada em 859, em uma mesquita, em Fez, no Marrocos, por uma mulher!! Fatima al-Fihri. Somente após mais de 1000 anos de fundação, em 1957, a Universidade passou a ofertar cursos de matemática, física, química e línguas estrangeiras.


    2 - UNIVERSIDADE AL-AZHAR

    Fundada no Egito em 970 e 972, ela é referência em estudos de literatura árabe. Ela é centrada em um código religioso e prega o Alcorão enquanto ensina técnicas científicas de ponta.


    3 - NIZAMYYA

    Esta não é apenas uma universidade, e sim uma série de universidades. Foi estabelecida por Khwaja Nizam al-Mulk, no século XI no que hoje é atual Irã. A mais célebre de todas as escolas Nizamiyya é Al-Nizamiyya de Bagdá, fundada em 1065 em Dhu'l Qa'da e que permanece em funcionamento em Isfahan. Mas, isso foi apenas uma das muitas escolas Nizamiyyah - os outros foram localizados em Nishapur, Amul, Mosul, Herat, Damasco, e Basra. As escolas Nizamiyya serviu de modelo para futuras universidades da região, e al-Mulk, muitas vezes é visto como responsável por uma nova era de brilho que causou suas escolas para eclipsar todas as outras instituições de ensino contemporâneas.


    4 - UNIVERSIDADE DE BOLONHA

    Fundada em 1098 na cidade homônima, na Itália, é considerada a primeira universidade do mundo ocidental. Declarada em 1158 como independente pelo imperador Federico I, manteve-se livre de influências religiosas, reais ou militares. Entre seus alunos mais famosos estão Dante Alighieri e Francesco Petrarca.


    5 - UNIVERSIDADE DE PARIS

    Sua data de fundação não é totalmente clara, no entanto, registros datam o ensino nessa universidade no mínimo a partir de 1096. Conhecida mundialmente pela famosa faculdade de Sorbonne (fundada sobre 1257), destacou-se nas áreas de artes, medicina, direito e teologia. Entre seus estudantes famosos estão São Tomás de Aquino, Honré de Balzac e até um papa: Alexandre V.


    6 - UNIVERSIDADE DE OXFORD

    Como a Universidade de Paris, a data exata da fundação desta universidade não é clara. A data de fundação formal, no entanto, é 1096 - embora o ensino a partir da localização Oxford é bem mais velho que esta data. Desenvolveu-se rapidamente a partir de 1167, quando Henrique II proibiu os alunos ingleses de frequentar a Universidade de Paris. Foi a primeira universidade do mundo em língua inglesa. Em suas salas de aula predominavam o estudo da natureza e a investigação das coisas lógicas e matemáticas - em suma, o pensamento empírico. Influenciou fortemente o futuro da Inglaterra tendo em vista que entre seus alunos estão nomes como Roger Bacon, Edmund Halley, Robert Hooke e Adam Smith.


    7 - UNIVERSIDADE DE MONTPELIER

    Localizado no sul da França, esta universidade também é consideravelmente mais velha do que sua data de fundação de 1150. Em 1289 uma bula papal emitida por Nicolau IV em 1289 combinou todas as escolas existentes na cidade em uma universidade principal.

    A universidade de Montpelier foi fechada durante a Revolução Francesa em 1793. Em 1810 foram reabertas as faculdades de ciências e letras e a de direito em 1880. Foi plenamente refundada em 1969. Seu foco atual é ciência e tecnologia.


    8 - UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE

    Nasceu a partir de uma associação de estudiosos que deixaram Oxford em 1209 e por esse motivo, além de uma longa história e cultura em comum entre as duas, há uma forte história de rivalidade.

    Muitos dos homens que mudaram a história da ciência obtiveram diplomas por meio da Universidade de Cambridge, como Isaac Newton e John Joseph Thomson. Outras personalidades históricas que estão associadas à universidade incluem o naturalista Charles Darwin e o economista John Maynard Keynes.



    9 - UNIVERSIDADE DE SALAMANCA

    Fundada pelo rei Alfonso IX de Leão, a mais antiga das universidades hispânicas existentes iniciou suas aulas em 1218 e recebeu o título de Universidade pelas mãos do Papa Alexandre IV em 1225. Um fato interessante sobre ela é o salto em número de estudantes apresentado entre os séculos XIV e XVI, aumentando de cerca de 500 matriculados para mais de 6.500 em 1584/1585, número maior do que algumas universidades atuais. Construiu uma forte reputação nas áreas das ciências humanas e no estudo das linguagens. Entre seus alunos famosos estão Hernán Cortéz, invasor do México, dentre pessoas chave da corte espanhola e dos reinos anteriores.


    10 - UNIVERSIDADE DE PÁDUA

    Fundada em 1222 por um grupo de estudantes e professores que deixaram a Universidade de Bolonha em busca de uma maior liberdade acadêmica ficou famosa a partir de 1595, com aulas de anatomia no qual artistas e cientistas dissecavam corpos humanos em público. Entre seus nomes famosos estão Galileu Galilei e Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, primeira mulher no mundo a receber grau de doutorado. Sua contribuição à ciência é ampla, indo principalmente de direito civil, direito canônico e teologia a astronomia, dialética, filosofia, gramática, medicina e retórica.


    UNIVERSIDADE DE NÁPOLE FREDERICO II (BÔNUS I)

    A 11ª mais antiga merece entrar nessa lista por ser a primeira universidade pública do mundo. Fundada por aquele que dá seu nome à instituição, Frederico II, imperador do Sacro Império Romano Germânico, em 1224 esta é a primeira instituição a ser totalmente mantida pelo estado. Entre seus principais alunos estão o famoso teólogo e santo Tomás de Aquino e o astrônomo e filósofo Giordano bruno.


    UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (BÔNUS II)

    Ao contrário das Américas Espanhola e Inglesa, que tiveram acesso ao ensino superior já no período colonial (nos anos de 1500 foi fundada a 1ª universidade no Caribe Espanhol) o Brasil teve que esperar o início do século XX para ter a primeira instituição de ensino superior. Ela se deu justamente onde estava o poder econômico da época, na região da Amazônia, em virtude da produção da borracha. No entanto, é necessário salientar que em 1808, mesmo ano da chegada da família real no Brasil foi fundada a escola superior de Medicina, em Salvador, Bahia.


    Por hoje é só. Na próxima pauta traremos o ranking das universidades medidas através do número de prêmios Nobel recebidos. Até lá.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 comments:

    Postar um comentário

    Item Reviewed: Quais são as universidades mais antigas do mundo? Rating: 5 Reviewed By: VALDERI FERREIRA
    Scroll to Top