Noruega: Seu guia de turismo e curiosidades

Hoje damos início a uma nova série temática aqui no Tec 815. Toda segunda-feira traremos um artigo inédito sobre algum país, abordaremos suas curiosidades, roteiros turísticos, suas pessoas, cultura, dados, etc.

Nosso critério de seleção do país será nada mais, nada menos do que a classificação dos países através do IDH. Nada melhor do que trazer para nossos leitores, informações acerca dos melhores países para se viver e conhecer no mundo.

E para começar a série, falaremos hoje da Noruega, que alcança incríveis 0,944 no índice de Desenvolvimento Humano, índice que vai até 1. Vamos conhecer um pouco mais sobre ela agora.

NORUEGA

A Noruega, oficialmente, Reino da Noruega é um país nórdico localizado no norte da Europa. A Noruega é uma monarquia constitucional hereditária e uma democracia parlamentar, com o Rei Haroldo V como seu Chefe de Estado. Sua capital é Oslo e tem como línguas oficiais o norueguês, Sami e Kven.


Descendentes diretos dos Vikings, mais de 75% da população de 5 milhões de habitantes se declara de religião luterana. O clima apresenta verões amenos com máximas de 25º (recorde de 35º) e invernos longos e rigorosos, média de -15º nas cidades e -30º nas montanhas (recorde de -51º). Sua geografia é repleta de montanhas, fiordes, vales e águas cristalinas, o que são muito explorados para turismo, além disto a geografia da Noruega tem uma peculiaridade: No país há mais de 150 mil ilhas!!!!


QUALIDADE DE VIDA
    
O sucesso alcançado no IDH é fruto do modelo social escandinavo, baseado na saúde universal, no ensino superior subsidiado e em um regime abrangente de previdência social. A Noruega foi classificada como o melhor país do mundo em desenvolvimento humano em todos os relatórios desde 2001 até hoje. A Noruega também foi avaliada como o país mais pacífico do mundo em uma pesquisa realizada em 2007 pelo Índice Global da Paz.

Igreja de madeira em Heddal

TURISMO
      
O principal destino dos turistas que chegam à Noruega é a maior cidade e também capital, Oslo, com mais de 1.000 anos de história e 925 mil habitantes. Nela o turista encontra variados roteiros, desde museus, teatros, universidades até roteiros imersos na natureza.

Teatro nacional em Oslo

Vista aérea da cidade de Oslo

Oslo ao entardecer

Os fiordes noruegueses são visitados por milhares de pessoas todos os dias. Fiorde são formações com uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas.


Outro passeio muito interessante é conferir de perto a Aurora Boreal. Esse fenômeno causado pelas explosões solares pode ser visto nos céus noturnos noruegueses geralmente de setembro a outubro e de março a abril.

Aurora Boreal nos céus da Noruega

Ficou com vontade de conhecer esse super país? Quer saber quanto custa essa viagem dos sonhos ? Bom, uma passagem saindo de São Paulo para Oslo custam em média 1.100 dólares, para ida e volta. A moeda por lá é a Coroa Norueguesa, e R$ 1,00 corresponde a NK 2,70. A título de comparação, 1 quilo de arroz custa 19 NK, o litro da gasolina custa 15 NK e uma dúzia de ovos, 32 NK. Mas não se assuste, o salário médio mensal por lá é de 27 mil coroas norueguesas.

Península Bygdøy em Oslo

CULINÁRIA

Quer saber o que você vai ter no cardápio quando for para a Noruega? Saiba que como uma nação de fazendeiros e pescadores, a Noruega é famosa pela diversidade e simplicidade de sua culinária, muitas vezes associada ao bacalhau. Batatas e diversos tipos de peixes, pães, bagas, cereais e queijos são consumidos no país, alguns pratos e comidas típicas são o lutefisk, o gravlaks, o kransekake, o brunost e lompes.

Storting, o parlamento norueguês

CULTURA

Os noruegueses ainda cultuam suas tradições vikings em festivais e datas festivas, por isso é muito interessante você se planejar para ver um destes ao vivo. Entre os noruegueses famosos incluem-se o dramaturgo Henrik Ibsen, os exploradores Roald Amundsen e Fridtjof Nansen, o pintor expressionista Edvard Munch e os romancistas Knut Hamsun e Sigrid Undset, vencedores do Prémio Nobel de Literatura em 1920 e 1928.

Catedral de Nidaros, em Trondheim

O black metal, é a maior exportação cultural da Noruega nos últimos 20 anos e é bastante popular nos países nórdicos. As letras valorizam a cultura pagã norueguesa e desprezam o cristianismo, seus principais expoentes são nomes como Mayhem, Darkthrone e Dimmu Borgir, entre outras.

Dimmu Borgir

Gostou da Noruega? Quer saber mais sobre como é residir em um país como essa qualidade de vida e com essa cultura tão diferente? Veja o vídeo abaixo com depoimentos de brasileiros que moram lá contando suas experiências e suas vidas neste país.



Gostaram da nossa nova série? Pois acompanhe, toda segunda-feira teremos um novo país aqui no Tec 815. Semana que vem falaremos sobre a Austrália. Até lá.

Capital Oslo

Nenhum comentário